quarta-feira, 11 de maio de 2011

MISSÃO TRANSFORMADORA


       As histórias bíblicas nos apresentam diversos personagens. Quem não conhece José? Davi? Quem nunca ouviu falar sobre: Daniel, Neemias, João Batista, Paulo. Esses homens com suas atitudes e palavras, foram poderosamente usados por Deus para implantação dos valores de Deus no mundo e na cultura de seu tempo.
Daniel era um adolescente quando fora tirado da sua família, parentes, amigos e forçado a entrar numa terra estranha, de cultura completamente diferente da sua. Não obstante a todos os acontecimentos vamos encontrar Daniel fiel ao seu Deus e sua identidade de filho de Deus. Ele não só foi fiel ao seu Deus, ele conseguiu com suas atitudes transformar a vida de muitos babilônicos.
No Novo Testamento, encontramos no Sermão do Monte (Mt 5-7) duas figuras de linguagem empregadas por Jesus que nos indicam o papel que devemos ter no contexto em que estamos inseridos.
            - A primeira figura é a da luz. Luz que ilumina, para que as pessoas ao redor venham a enxergar claramente aquilo que estava encoberto. Luz que serve como orientação para que pessoas possam ter referencial do caminho a ser seguido, assim como um barco faz uso do farol para aproximar-se da costa.
            - A segunda figura é a do sal. Sal que tem a capacidade de preservar o alimento de um possível apodrecimento. Sal que, de forma ativa e penetrante, dá sabor ao alimento ao qual é misturado.
Assim, quando aqueles que são chamados para serem sal e luz não agem dessa forma, as trevas e a podridão proliferam. Erroneamente, muitos cristãos entendem que a Palavra de Deus os comissiona a viver fora do mundo, enquanto Jesus os envia ao mundo para fazer diferença (Jo. 17:15-18). O mundo precisa de cristãos fazendo e cantando boas músicas, de cristãos jornalistas, professores, médicos, advogados, atores, etc. Mas tudo isso com um referencial bem claro e explicito de ser sal e luz.
Então lembre-se! Transformar o mundo como Paulo diz em Romanos, é necessário que tenhamos uma visão bíblica acerca do nosso papel e da nossa responsabilidade para com tudo o que nos envolve. E, essa visão, é exatamente a nossa missão transformadora, ou seja, a missão de não se conformar com esse mundo, mais mudá-lo pela renovação que Cristo faz na nossa mente.

Com carinho,

Rev. José Roberto.
Sec. Geral do Trabalho da Infância - IPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário