quinta-feira, 14 de julho de 2011

CONGRESSO MÃOS E CORAÇÃO

sgti.oficial

Um evento que marcou congressistas e líderes



Por Cibele Lima


Aconteceu de 23 a 25 de Junho, na cidade de Goiânia (GO), o 1º Congresso Mãos e Coração na 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia, realizado pelo Secretaria do trabalho da Infância Sínodo Brasil Central, em parceria com a Secretaria Geral do Trabalho Infantil da IPB.

O Congresso Mãos e Coração - Capacitando Mãos e Ministrando ao Coração, tem o objetivo de instrumentalizar líderes regionais que atuam com crianças dentro das Igrejas Presbiterianas. Durante o Congresso são realizadas palestras com pastores que atuam na esfera infantil cristã e abordam temas relevantes para pais e professores de crianças.

Os estudos dirigidos aos congressistas foram expostos por Rev. Gilberto Celeti, Missionário da APEC – Aliança Pró Evangelização de Crianças; Rev. Rogério Borges Maia, Pastor da Igreja Presbiteriana em Jussara; Rev. Hélio Oliveira, pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia, responsável pelo Ensino cristão e pela Depto. Infantil da igreja local; Rev. Wyclif Nobre, Secretário Sinodal do Trabalho da Infância, Sínodo Brasil Central e Rev. José Roberto Coelho, Secretário Geral do trabalho Infantil da IPB.

Além disso, oficinas foram ministradas para os professores, ou interessados na área, que se inscreveram previamente, e foram verdadeiras aulas para aprimorar o trabalho dentro do departamento infantil.

Nessa edição, o Congresso ofereceu 10 oficinas:

"Berçário é coisa séria" - Abigail Santos;

"Arte na sala - Dramatização e Artes" -Márcia Barbutti;

"Como trabalhar com Crianças Pequenas" - Kelly Talita;

Como Trabalhar com juniores e pré-adolescentes?” - Roberta Fonseca;

"Buscando Excelência para o Departamento Infantil”– Edaci Camargo;

“Recursos Visuais no Ensino Bíblico” – Simônica Emiliano;

Aprendendo a Bíblia através de Brincadeiras” – Márcia Maulepes;

“Como montar uma EBF?” - Flávia Roberta Coelho;

“UCP: Formando Líderes para Igreja e Sociedade” – Rev. Josué Alves;

“A importância da Música No DI” – Rev. Márcio Alonso.


Os momentos de devocionais no templo da 1ª IP de Goiânia foram ainda mais especiais com a participação de atrações que divertem e edificam crianças, e professores de crianças. Os fantoches do Rev. Udelson Bueno, pastor da IP Bairro Novo, em Curitiba, Presbitério Pq. Iguaçu, alegraram as manhãs e tardes do Congresso com pequenas apresentações que mostraram a qualidade do pastor que já trabalha com os bonecos desde os anos 90. “Os trabalhos com fantoche eu comecei em meados dos anos 90, quando eu conheci um grupo de teatro, chamado Turma do Fumaça, liderado pelo Gilmar, e me encantei com a vida que ele dava para os bonecos. E a partir daí, sem muita pretensão fui aos poucos fazendo e a igreja avaliando, e depois criamos um programa chamado Louvando e brincando, realizado um sábado por mês, e tudo foi caminhando para a manutenção do projeto. Hoje eu tenho mais de 15 bonecos, que eu faço e atuo com eles, tanto em igrejas como em treinamentos e oficinas, quando sou convidado”, explicou Rev. Udelson.



Outra surpresa aos presentes foi a abordagem de Rev. Rogério Borges, que ministrou na manhã do dia 24 de junho, vestido de Palhaço Bolinha, personagem que o pastor utiliza para maior aproximação com as crianças. “O palhaço Bolinha surgiu na criação de uma EBF (Escola Bíblica de Férias) porque nós queríamos chamar a atenção das crianças da cidade para participar e a roupa do palhaço era cheia de bolinhas, por isso então o nome do palhaço. Mas nós não esperávamos que teria tamanho poder de impacto sobre as crianças. Tivemos cerca de quatrocentas crianças nessa EBF, por causa do palhaço Bolinha. A partir daí observamos que o trabalho com esse personagem abriria mais portas na evangelização de crianças. Minha esposa, trabalha como boneca, a Boneca Juju, e buscamos sempre aprimorar nossos conhecimentos para oferecer o melhor em nosso ministério”, explicou.



A 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia é uma referência no investimento de educação cristã. A Fundação do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE) é uma das marcas dessa preocupação com o ensino de qualidade e baseado na manutenção do Evangelho.

Rev. Hélio Oliveira é o pastor responsável pelo ensino no IPE e na própria igreja, e explica que para a 1ª IP Goiânia a alegria em receber o Congresso faz parceria com a preocupação que a comunidade já adota em relação às crianças e à educação que elas precisam receber. “Observamos que em 86% dos casos de conversão na Igreja, o período em que acontece é de 0 a 15 anos, que está incluído todo o departamento infantil. O que observamos dentro das nossas igrejas presbiterianas, é que as famílias que educam seus filhos desde pequenos na igreja e envolvidos com o depto. infantil, e desfrutam de pais que mantêm um casamento firme e estruturado, são crianças que formam as novas lideranças em nossas igrejas. Então, a educação infantil é fundamental para a vida de uma igreja, logo, a igreja que não investe adequadamente no ministério infantil é uma igreja que perdeu de vista a benção do pacto da graça na sua vida diária”.



O Congresso focou, em vários momentos, a parte lúdica no ensino cristão. Tanto nas palestras realizadas no plenário quanto nas oficinas, o aspecto visual foi abordado juntamente com a importância na excelência do preparo das aulas e na seriedade de se manter preso à Bíblia.

Na oficina “Aprendendo a Bíblia através de brincadeiras”, com Márcia Maulepes, o objetivo é oferecer novas idéias de brincadeiras com as crianças de forma que possam aprender e fixar as histórias blíbicas enquanto se divertem. “Na oficina eu primeiramente dou uma parte teórica em que eu mostro esse novo enfoque, que é o momento da brincadeira e que não só uma atividade recreativa sem objetivo ou sem planejamento, é um momento de conhecer a criança, saber as dificuldades e as qualidades, fixando o estudo bíblico. Em um espaço aberto eu mostro co que podemos realizar com materiais básicos e de fácil acesso, e até mesmo brincadeiras que não precisam de material. São várias sugestões que vão facilitar e trazer maior impacto para as crianças e retorno para os professores”.

A brincadeira é uma ferramenta que algumas igrejas não conseguem inserir no ensino cristão, principalmente com bebês e crianças até 3 anos, que na visão de muitos, interagem pouco com os professores.

Abigail Santos é professora da oficina Berçário é coisa séria, e disse que, geralmente, as pessoas têm a idéia de que a criança nessa idade não vai aprender, por isso, a oficina serve para demonstrar o quanto o mundo explora essa imaginação dos bebês, e que nós, muitas vezes, deixamos uma lacuna muito grande nessa idade. Para ela o treinamento é indispensável porque existem técnicas, abordagens e oportunidades, que precisam ser aprendidas e praticadas.


“Mostro aos alunos cientificamente como se desenvolve o cérebro da criança, tenho artigos que comprovam a necessidade de fazer ginástica com o cérebro para que a criança se desenvolva fisicamente ,emocionalmente e intelectualmente. Falo da importância da música nesta fase e o quanto ela interfere na formação e desenvolvimento delas. Daí lanço um desafio: o que nós evangélicos estamos fazendo com nossos bebês uma fase de desenvolvimento galopante? Mostro o conteúdo maravilhoso da Bíblia começando com a criação e o Deus Criador. Dou idéias de brinquedos com reciclagem, rotina para um dia de domingo. Falo das necessidades do ambiente de como organizar e manter funcionando um berçário e principalmente o preparo do professor que precisa ter amor pelas crianças, precisa orar por elas e ter um interesse especial para que elas se desenvolvam na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo. Se não há amor, peça a Deus que dê a cada um deles pois é através do cuidado e amor demonstrados nesta fase que preparamos o seu coraçãozinho para que possa mais adiante entender o amor de Deus por ela, dando o seu Filho Jesus como Salvador”.



No caso dos bebês, o importante para ensinar é o ambiente em que ele está, e com tudo o que tem na sala, e com a postura da professora, com a expressão do corpo e da voz, principalmente com o amor que o bebê recebe, pois, segundo ela, nessa faixa o ensino é totalmente por meio da emoção.

“As pessoas que trabalham com berçário precisam investir em conhecimento e leituras, para saber como a mente das crianças funcionam e, para tanto, não podem ter medo de investir financeiramente. Abram as mãos, o coração e a visão da igreja para cuidar dessa faixa etária, pois, tem deixado muito a desejar em nossas igrejas”, defendeu Abigail.


Na oficina "A importância da música no DI", com Rev. Márcio Alonso, o pastor que é músico explica que o principal é gostar do que se está fazendo. "Algumas pessoas dizem que não sabem tocar ou cantar, isso não é o fundamental. É possível formar uma equipe que toque e cante e colabore, mas o professor que está liderando o momento com as crianças precisa ter em mente que o amor dedicado é a principal ferramenta para que seja um momento alegre, harmonioso e principalmente de ensino e de louvor a Deus, explicou Rev. Márcio.


Os congressistas de Goiânia expressaram compreender o que significa investimento pessoal. Algumas pessoas se deslocaram da região nordeste do país para buscar maior preparo para o trabalho com as crianças. Para a maioria dos presentes o Congressso significou uma oportunidade de reciclagem e de despertamento. “Eu vim buscar novas ferramentas para treinar também as pessoas da minha igreja e acredito que encontrei o que vim buscar e algo mais, sobre a importancia de se dedicar totalmente, declarou


Na visão dos líderes da IP Goiania, os esforços para receber um congresso dessa magnitude é válido por despertar a própria igreja e por ajudar as igrejas menores que não conseguem promover uma infra-estrutura. “O planejamento é intenso, com muita oração, divulgação, estratégias e apoio, mas vale a pena e estamos realizados em conseguir esse feito, com a ajuda de todos”, finalizou Rev. Hélio Oliveira.


De acordo com Rev. Wyclif Nobre, Capelão do Colégio Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, todo o esforço do Sínodo Brasil Central foi motivado pela crescente necessidade de oferecer às pessoas que trabalham com crianças novas idéias, novas ferramentas e motivá-los a continuar nessa luta pelas crianças de nossas Igrejas e na importante missão de evangelizar crianças. Rev. Wyclif foi Secretário Sinodal do Trabalho Infantil do Sínodo Brasil Central, encerrando seu mandato uma semana após o Congresso na IP Goiânia.


Para Rev. José Roberto Coelho, Secretário Geral do Trabalho Infantil, ainda falta em muitas igrejas o despertamento para o trabalho com crianças. "Eu ainda sinto falta de maior participação e interesse por parte de algumas lideranças, pois, em um Congresso como este, com uma estrutura e investimento nacional, eu creio que poderíamos ter maior participação de professores e educadores de crianças, mas muitos não recebem apoio de suas igrejas. Para mim isso é um reflexo da pouca importância que se é aplicada a essa área da Igreja. As crianças são um alvo muito sensível em uma sociedade que explora questões sexuais e imorais. A Igreja precisa se precaver, precisa treinar líderes que estejam engajados e qualificados de acordo com a Palavra de Deus, e esse é o objetivo do nosso Congresso, concluiu Rev. José Roberto.


O próximo Congresso Mãos e Coração - Capacitando Mãos e Ministrando ao Coração - já tem data marcada. Será nos dias 18, 19 e 20 de Novembro em Belém (PA). Basta ficar atento para o início das Inscrições e desfrutar de mais um momento de aprendizado. É possível acompanhar as informações pelo blog da Secretaria do Trabalho Infantil: http://sgti-ipb.blogspot.com. Para solicitar um Congresso ou Palestras em sua igreja, os interessados devem acessar www.ipb.org.br/ucp, enviar uma mensagem com os dados da igreja e a necessidade da área a ser alcançada e aguardar um retorno da comissão que organiza o evento.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Semana de Palestras no Presbitério Sul Paulistano

O Presbitério Sul Paulistano (São Paulo) está promovendo uma semana de Palestras e Debates com os Secretários Gerais e Presidentes de Confederações da IPB na Igreja Presbiteriana Monte Sião. A iniciativa é uma forma de ajudar as Forças de Integração (SAF, UPH, UMP, UPA e UCP) na tarefa de revitalização das Sociedades Internas.

Ontem o Rev. José Roberto (Sec. Geral da Infância) abriu o evento com uma palestra que abordou o seguinte tema: A Importância da Igreja na Educação das Crianças. Em seguida, apresentou o Projeto Mãos e Coração, desenvolvido para fortalecer e dinamizar o trabalho da infância na IPB.

Foi uma noite muito agradável na presença do Senhor e na comunhão dos irmãos do Presbitério Sul Paulistano. Aproveito para parabenizar ao Rev. Marcone Carvalho (Presidente do PSPA) e aos Secretários Presbiteriais: Rev. Jorivan Pedro, Ernestina Paiva e Marieuza pela belíssima ideia!

Abaixo estão algumas fotos da programação!



terça-feira, 5 de julho de 2011

Congresso Sinodal Unificado na IPN de Brasília

No sábado próximo passado, dia 02 de julho do corrente, no Distrito Federal, nas amplas acomodações da Igreja Presbiteriana Nacional – IPN, conforme planejado, realizou-se o Congresso Sinodal Unificado – CSU.
Com a participação de delegações dos presbitérios do Alto Noroeste Mineiro – PANM,  de Brasília – PBSA e do Vale do Paranã – PVAP, o CSU reunião em torno de 780 participantes e aproximadamente 100 colaboradores voluntários (membros da Igreja local) que atuaram desde a recepção aos participantes e palestrantes até os minimos detalhes da organização do evento.
Com uma programação das mais interessantes, o CSU cujo tema central foi: Uma Cosmovisão Cristã no Mundo Pós-moderno, tratou de temas os mais diversos e de fundamentais importância para a vida da Igreja nos tempos atuais.
Além da expressiva participação da base da igreja do Sínodo, O CSU contou ainda com as participações de líderes nacionais da IPB, a exemplo do Reverendo Hernandes Dias Lopes – Sec. Executivo da LPC, do tambem Reverendo Roberto Brasileiro – Presidente do Supremo Concílio e vários preletores de diversas regiões do Brasil.
Tivemos a honra e a alegria de participar, a convite do Presbítero Josimar Rosas, Presidente do Sínodo de Brasília e Coordenador do Congresso, oportunidade em que ministrei um Seminário sobre a Missão do Diácono na Igreja Local.
Veja a seguir a relação de preletores que participaram do CSU:
Rev. Hernandes Dias Lopes – Sec. Executivo da Luz para o Caminho (LPC), Roberto Brasileiro Silva – Presidente do Supremo Concílio da IPB, Rev. Charles Melo de Oliveira – Presidente da Comissão de Hinologia, Hinódia e Música (CHHM), Diácono Eliezer Gomes – Secretário Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do Presbitério Sul da Paraíba (PSPB), Presbítero José Alfredo Marques de Almeida – Presidente da Junta Patrimonial, Econômica e Financeira (JPEF), Rev. Obedes Ferreira da Cunha Jr – Presidente da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT), Rev. Marcos Alexandre dos Reis G. Faria – Diretor do Seminário Presbiteriano de Brasilia(SPB), Rev. Marcelo Gualberto da Silva – Secretário Executivo da MPC, Rev. José Roberto Rodrigues Coelho – Secretário Geral do Trabalho da Infância, Rev. Carlos Eduardo Aranha Neto – Secretário Geral do Trabalho da Adolescência, Presbítero Alexandre Henrique Moraes Almeida – Secretário Geral do Trabalho da Mocidade, Sra. Ana Maria Prado – Presidente da Confederação Nacional de SAF’s, Presbiteros Haroldo Peyneau e Paulo Daflon – Secretário Geral e Presidente Nacional do Trabalho Masculino, respectivamente.
Que Deus, nosso Pai Celestial continue a abençoar a Igreja Presbiteriana de Brasília e de todo o nosso Brasil.
Eliezer Gomes
Sec. Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do PSPB
Veja abaixo, fotos do Congresso e pós congresso:
O Presbítero Josimar Rosas, Presidente do Sínodo de Brasilia abriu e coordenou todo o CSU
O Rev. Hernandes Dias Lopes foi o primeiro preletor do CSU
A Senhora Ana Maria Prado em momento de apresentação no plenário geral
Rev. José Roberto fazendo a sua apresentação
O Diácono Eliezer Gomes em sua apresentação no grande plenario
Haroldo Peyneau ministra palestra para os homens presbiterianos
Paulo Daflon fala aos homens sobre a necessidade de organizar o trabalho masculino em BSB
Reunião da Mocidade com o Presbítero Alexandre Henrique
O Rev. Carlos Eduardo Aranha e os adolescentes
A Senhora Ana Maria Prado ministrou palestra para as mulheres do Congresso.
Rev. José Roberto reune as equipes de trabalho infantil
Ao lado dos Reverendos Roberto Brasileiro e Alexandre, durante o Congresso.
Mais de 800 pessoas envolvidas com o Congresso.
O Presidente do Concilio, Rev. Roberto Brasileiro encerra oficialmente a agenda do CSU
Rev. Obedes e demais membros da IPN, Igreja hospedeira, agradecem pela presença de todos e elogia a organização do CSU
O Presbitero Josimar agradece a toda a equipe da Igreja hospedeira pelo empenho e dedicação durante todo o evento.
Aqui uma foto especial com os dirigentes nacionais do Trabalho Masculino
As mulheres se fizeram presentes em grande quantidade ao CSU
Com o Reverendo José Roberto, representando a nossa Paraíba querida.
Com o amigo Presbítero Josimar e minha esposa Marcolina, grato pela comenda recebida após ministração de Seminário aos Diáconos.
Após Seminário com os Diáconos, uma foto especial de recordação.
Com o nosso anfitrião, Diácono Ricardo Brasileiro. Nossa gratidão pelo apoio desde a primeira hora.
Já no Domingo, pós a EBD na IPN fizemos uma visita especial ao Pastor Valter Moura da IP central.
Como não poderia deixar de ser, fizemos uma visita ao Palácio da Alvorada.
O Rev. José Roberto mantem a tradição e joga uma moedinha no Canal do Alvorada para ajudar a pagar a dívida externa.
Aqui, atualmente, mora Dilma Rousseff
Como Dilma não apareceu, registramos uma foto com o Dragão da Independência.

Matéria retirada do Blog da Diaconia - Diácono Eliezer Gomes