Muitas pessoas já se mostram amargas para com o Natal. Existe certa razão para tal atitude - os exageros comerciais do Natal – Porém, eles não devem tirar sua importância.
Esta é uma das maiores festas do cristianismo, e devemos preservar sua importância. Não podemos aceitar os conceitos mercadológicos do Natal e sua máquina de lucro por parte de alguns inescrupulosos, mas também não devemos deixar que os símbolos que retratam tão bem a encarnação do Deus vivo venham a ser extintos do nosso meio.
Precisamos, sim, é ensinar sobre o verdadeiro significado e sentido do Natal. A importância e relevância do Natal é o nascimento de Jesus Cristo.
Devemos rejeitar uma inversão de valores deste presente século, onde celebrar o natal é somente comida, bebida e presentes.
Isto não é Natal! Natal é muito mais do que isto. Natal é verdadeiramente Natal, com ou sem presentes; com ou sem comilança; com ou sem bebedice. Natal é Natal porque nasceu Jesus: O Salvador; O Cristo; O Senhor. O nascimento do Filho de Deus deve ser comemorado e celebrado, entendido e compreendido; ensinado e proclamado; com toda a alegria e exultação, como os anjos disseram naquela memorável noite, narrado no evangelho de Lucas 2.10-11:“Eis aqui vos trago boas novas de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o salvador, que é Cristo, o Senhor”.
sábado, 24 de dezembro de 2011
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
NESTE DIA DAS CRIANÇAS CUIDADO COM...
O dia 12 de outubro se aproxima e com ele a expectativa de muitas crianças de um belo dia de comemorações e presentes. De fato, essa data é sempre muito festiva regrada a muitos presentes, brincadeiras, passeios, comidas, etc. Contudo, alerto a todos, especialmente aos pais, sobre o cuidado que devemos ter nesse dia tão especial. Neste Dia das Crianças cuidado com o Consumismo Infantil.
Nenhuma criança nasce consumista. O consumismo torna-se um hábito mental maquinado, característica mais visível da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o status social, nossa sociedade é altamente consumista. Somos fortemente impactados por todos os meios de comunicação, em especial a televisão e a internet, na intenção de nos tornarem cada vez mais consumidores inconseqüentes. As crianças não estão isentas desse mal e consequentemente sofrem cada vez mais com os terríveis problemas relacionados ao sobejo na hora de comprar ou adquirir algo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco, álcool e outras drogas, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, egoísmo, jactância, etc. Assim sendo, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.
Não tenho dúvida que para o mercado a criança é uma poderosa máquina de consumo, pois consegue influenciar os pais com seu “jeitinho” de pedir as coisas. É o que está sendo chamado de “Kids Power” por pesquisadores e profissionais da área. Segundo a Pesquisa “Hábitos e Consumo das Crianças nos Shopping Centers” da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), “quando as crianças estão em um Shopping Center , elas fazem bem mais do que transformar os corredores, lojas e escadas rolantes em um grande parque de diversões. Elas estão cada vez mais poderosas, têm opinião formada e sabem muito bem o que procuram. Não é à toa que quando entram em um shopping influenciam 50% das decisões de compra de famílias das classes A e B”. Portanto, as crianças tornaram-se alvo importante para o mercado, pois além do que já foi dito, elas quando impactadas desde a infância tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é imposto.
Dessa forma, o consumismo infantil acaba se tornando um problema que vai além da educação escolar e doméstica. Crianças que aprendem a consumir desenvolvendo valores distorcidos tornam-se um problema de ordem ética, econômica e social. Por isso, nós que somos cristãos, pais ou não, devemos combater qualquer tipo de comunicação mercadológica dirigida às crianças com o intuito do consumismo inconseqüente. A infância deve ser preservada em sua essência como o tempo indispensável e fundamental para a formação do caráter. A palavra de Deus diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6. Por isso, pais de plantão, antes mesmo de fazer as vontades de seus filhos e enche-los de presentes e outras coisas mais, instruam seus filhos para que sejam indivíduos conscientes e responsáveis, pois isso é a base de uma sociedade mais justa. A qualidade de vida do seu filho não pode ser apenas um conceito a ser perseguido, mas uma prática a ser vivida. Aproveite o Dia das Crianças para curtir coisas simples, porém, importantes para a saúde familiar como passar o dia juntos na praia, no parque ou mesmo em casa, sem ter que gastar compulsivamente ou resumir a celebração ao ato de entregar presentes.
Feliz Dia das Crianças!
Rev. José Roberto
Sec. Geral do Trabalho da Infância - IPBquinta-feira, 22 de setembro de 2011
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CONGRESSO
Atenção:
As inscrições estão sendo feitas online no site: www.ipb.org.br/ucp;Só será confirmada a inscrição depois que o depósito bancário for efetuado;
Você receberá um email como resposta quando compensar o pagamento.
Por isso tenha cuidado! Escreva seu email de forma correta. Do contrário você não receberá a confirmação da efetivação da sua inscrição por email.O Congresso não guardará vaga de ninguém;
Você poderá escolher duas oficinas, uma para o período da manhã e uma para tarde. Acompanhar pelo site se a oficina ainda tem vaga. Isso evitará transtornos no dia do congresso.
As vagas das oficinas são limitadas. Esgotando-se as mesmas, não poderemos incluir mais ninguém. Lista por ordem de inscrição no site e/ou na Igreja Presbiteriana de Belém;
Sua inscrição não inclui a hospedagem – A TRIGEMS Viagens & Eventos oferecerá pacotes de viagem e/ou hospedagem com preços diferenciados. Contato: (21) 2796-3886 // 3020-6900 // (21) 7710-2261 // - www.trigems.com.br / trigems@trigems.com.br – Falar com Wilson ou Carlos;
Teremos livraria com material voltado para área infantil;
Teremos a camisa oficial do Congresso Mãos e Coração para a venda;
Onde e quando acontecerá o Congresso Mãos e Coração?
Local: IGREJA PRESBITERIANA DE BELÉMRua Gov. Magalhães Barata, 947, São Brás - Tel (91) 3229-8790
Data: 18 a 20 de Novembro de 2011
Valor: R$ 40,00 (com almoço)
Dados para depósito:
Depósito Bancário - Depósito em nome da: Igreja Presbiteriana do Brasil - Banco do Brasil • Agência nº 0083-3 • Conta Corrente: 22569-X
Importante: Depois de feito o depósito, enviar o comprovante do depósito para o e-mail: ucp@ipb.org.br. Não se esqueça de colocar seu nome!
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Treinamento Mãos e Coração em Vitória - ES
Nesse final de semana foi realizado na cidade de Vitória – ES mais um Treinamento Mãos e Coração da Secretaria Geral do Trabalho da Infância – SGTI - IPB. O evento foi realizado em parceria com a 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória.
O Treinamento reuniu 111 pessoas entre palestrantes, alunos e equipe de trabalho. Estiveram presentes 22 igrejas de 4 denominações fazendo com que o evento abrangesse não só as igrejas presbiterianas mais também igrejas co-irmãs.
O Treinamento teve início na sexta (16/09 - noite) com a palestra: A Importância do Evangelismo Infantil. O Palestrante – Rev. José Roberto (Secretário Geral do Trabalho da Infância) – discorreu sobre o tema com muita propriedade mostrando qual deve ser o papel da Igreja nesse tema tão relevante. Foi realmente um momento de desafio para os participantes.
No Sábado (17/09) o evento contou com a presença da equipe da SGTI – Simonica Emiliano (Belo Horizonte – MG) e Roberta Fonseca (Rio de Janeiro – RJ). As preletoras ministraram as seguintes oficinas: Recursos Visuais no Ensino Bíblico e Como Trabalhar com Juniores e Pré-adolescentes. As oficinas levaram o publico participante a refletir sobre o perfil e o compromisso de quem trabalha com crianças e de como utilizar todos os recursos possíveis e imagináveis na transmissão do ensino bíblico para os pequeninos. Além disso, os congressistas foram despertados para a importância do trabalho da Infância nas Igrejas, entendendo que as crianças precisam aprender a adorar a Deus.
O Treinamento terminou com a entrega dos certificados e com uma palavra do Secretário Geral da Infância – Rev. José Roberto agradecendo a participação de todos e desafiando os participantes a colocar em prática nas suas igrejas tudo que aprenderam no treinamento. O Secretário também fez questão de frisar a importância do trabalho da infância na IPB, a valorização do trabalho dos voluntários dessa nobre causa e o seu desejo de tornar os Departamentos Infantis da IPB e as UCPs mais funcionais e estruturados.
Mais uma vez a SGTI mostrou sua competência e seu empenho na grande tarefa de preparar, capacitar e motivar os líderes, professores e coordenadores de Departamentos Infantis e UCPs da nossa IPB. O compromisso da SGTI é dar prosseguimento no seu projeto: Mãos e Coração – Capacitando Mãos e Ministrando ao Coração na dependência de Deus e aproveita para confirmar que a parceria com a 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória continuará em 2012 na realização do 2º Treinamento no mês de setembro, como também, a decisão de reestruturar e reorganizar a UCP da IP de Vitória em 2012.
Deus seja louvado!
Rev. José Roberto
Sec. Geral do Trabalho da Infância – IPB.
VEJA ABAIXO FOTOS DO TREINAMENTO
Todos os participantes do Treinamento Mãos e Coração
As eficientes Secretárias
Oficina - Recursos Visuais no Ensino Bíblico
Oficina - Como Trabalhar com Juniores e Pré-adolescentes
Presb. Tadeu - Grande amigo e Coordenador do Treinamento
Depois da Foto Oficial
Momento de homenagem e gratidão
Entrega dos Certificados
Entrega dos Certificados
Entrega dos Certificados
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Treinamento Mãos e Coração – SGTI – Campos dos Goytacazes – RJ
Aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de agosto mais um Treinamento Mãos e Coração da Secretaria Geral do Trabalho da Infância – SGTI - IPB. O evento reuniu 150 pessoas entre palestrantes, alunos e equipe de trabalho.
O Treinamento teve início na sexta (05/08 - noite) com a palestra: A Importância do Evangelismo Infantil. O Palestrante – Rev. José Roberto (Secretário Geral do Trabalho da Infância) – discorreu sobre o tema com muita propriedade mostrando qual deve ser o papel da Igreja nesse tema tão relevante. Foi realmente um momento de muita edificação!
No Sábado (06/08) o evento contou com a presença da equipe da SGTI – Márcia Barbutti (São Mateus – ES), Roberta Fonseca (Rio de Janeiro – RJ) e Keli Talita (Brasília – DF). As preletoras ministraram as seguintes oficinas: Como Trabalhar com Crianças Pequenas, Como Trabalhar com Juniores e Pré-adolescentes e A Importância do Culto Infantil. As oficinas levaram o publico participante a refletir sobre o perfil e o compromisso de quem trabalha com crianças e de como elaborar um planejamento para as faixas etárias em questão. Além disso, o aluno foi despertado para a importância do Culto Infantil nas Igrejas, entendendo que as crianças precisam aprender a adorar a Deus.
O Treinamento terminou com uma palavra do Secretário Geral da Infância – Rev. José Roberto agradecendo a participação de todos e desafiando os participantes a colocar em prática nas suas igrejas tudo que aprenderam no treinamento. O Secretário também fez questão de frisar a importância do trabalho da infância na IPB, a valorização do trabalho dos voluntários dessa nobre causa e o seu desejo de tornar os Departamentos Infantis da IPB e as UCPs mais funcionais e estruturados.
Mais uma vez a SGTI mostrou sua competência e seu empenho na grande tarefa de preparar, capacitar e motivar os líderes, professores e coordenadores de Departamentos Infantis e UCPs da nossa IPB. O compromisso da SGTI é dar prosseguimento no seu projeto: Mãos e Coração – Capacitando Mãos e Ministrando ao Coração na dependência de Deus.
Deus seja louvado!
Rev. José Roberto
Sec. Geral do Trabalho da Infância – IPB.
Veja abaixo fotos do Trienamento
Momento do credenciamento!!!
Momento de louvor!!!
Rev. José Roberto - Palestra de Abertura!
Equipe da Organização e Preletores.
Alegria por mais um Treinamento realizado!!!
Rev. José Roberto ministrando no Culto Matutino da IP de Campos.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
EBF - Máquina do Tempo - IP Jaguaribe
O Departamento Infantil da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe realizou nos últimos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de julho, a Escola Bíblica de Férias - EBF – atividade destinada às crianças cujo tema foi: Máquina do Tempo – Viajando pela Bíblia.
O evento que foi coordenado pela jovem Rossana Medeiros da Rocha contou com a participação de dezenas de crianças da comunidade que desfrutaram de um variado roteiro de atividades, desde a leitura de versículos bíblicos a atividades culturais e de lazer.
No último dia da EBF, isto é, no domingo, dia 24/07, os pais da criançada estiveram presntes na IPJ, em grande quantidade para participarem de uma excelente palestra sobre as relações entre os pais, os filhos e a sociedade, ministrada pelo Reverendo José Roberto que é Secretário Geral do Trabalho da Infância da IPB.
O ponto alto da EBF se deu logo após a Escola Dminical da IPJ, quando as crianças fizeram através de apresentação coletiva um resumo daquilo que foi a EBF. Foi um momento muito especial que emocionou a todos nós e em especial aos pais.
Veja a seguir algumas fotos do evento. Para vê-las ampliadas clic em cima das mesmas.
Fotos: Diácono Eliezer Gomes
quinta-feira, 14 de julho de 2011
CONGRESSO MÃOS E CORAÇÃO
Um evento que marcou congressistas e líderes
Por Cibele Lima
Aconteceu de 23 a 25 de Junho, na cidade de Goiânia (GO), o 1º Congresso Mãos e Coração na 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia, realizado pelo Secretaria do trabalho da Infância Sínodo Brasil Central, em parceria com a Secretaria Geral do Trabalho Infantil da IPB.
O Congresso Mãos e Coração - Capacitando Mãos e Ministrando ao Coração, tem o objetivo de instrumentalizar líderes regionais que atuam com crianças dentro das Igrejas Presbiterianas. Durante o Congresso são realizadas palestras com pastores que atuam na esfera infantil cristã e abordam temas relevantes para pais e professores de crianças.
Os estudos dirigidos aos congressistas foram expostos por Rev. Gilberto Celeti, Missionário da APEC – Aliança Pró Evangelização de Crianças; Rev. Rogério Borges Maia, Pastor da Igreja Presbiteriana em Jussara; Rev. Hélio Oliveira, pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia, responsável pelo Ensino cristão e pela Depto. Infantil da igreja local; Rev. Wyclif Nobre, Secretário Sinodal do Trabalho da Infância, Sínodo Brasil Central e Rev. José Roberto Coelho, Secretário Geral do trabalho Infantil da IPB.
Além disso, oficinas foram ministradas para os professores, ou interessados na área, que se inscreveram previamente, e foram verdadeiras aulas para aprimorar o trabalho dentro do departamento infantil.
Nessa edição, o Congresso ofereceu 10 oficinas:
"Berçário é coisa séria" - Abigail Santos;
"Arte na sala - Dramatização e Artes" -Márcia Barbutti;
"Como trabalhar com Crianças Pequenas" - Kelly Talita;
Como Trabalhar com juniores e pré-adolescentes?” - Roberta Fonseca;
"Buscando Excelência para o Departamento Infantil”– Edaci Camargo;
“Recursos Visuais no Ensino Bíblico” – Simônica Emiliano;
Aprendendo a Bíblia através de Brincadeiras” – Márcia Maulepes;
“Como montar uma EBF?” - Flávia Roberta Coelho;
“UCP: Formando Líderes para Igreja e Sociedade” – Rev. Josué Alves;
“A importância da Música No DI” – Rev. Márcio Alonso.
Os momentos de devocionais no templo da 1ª IP de Goiânia foram ainda mais especiais com a participação de atrações que divertem e edificam crianças, e professores de crianças. Os fantoches do Rev. Udelson Bueno, pastor da IP Bairro Novo, em Curitiba, Presbitério Pq. Iguaçu, alegraram as manhãs e tardes do Congresso com pequenas apresentações que mostraram a qualidade do pastor que já trabalha com os bonecos desde os anos 90. “Os trabalhos com fantoche eu comecei em meados dos anos 90, quando eu conheci um grupo de teatro, chamado Turma do Fumaça, liderado pelo Gilmar, e me encantei com a vida que ele dava para os bonecos. E a partir daí, sem muita pretensão fui aos poucos fazendo e a igreja avaliando, e depois criamos um programa chamado Louvando e brincando, realizado um sábado por mês, e tudo foi caminhando para a manutenção do projeto. Hoje eu tenho mais de 15 bonecos, que eu faço e atuo com eles, tanto em igrejas como em treinamentos e oficinas, quando sou convidado”, explicou Rev. Udelson.
Outra surpresa aos presentes foi a abordagem de Rev. Rogério Borges, que ministrou na manhã do dia 24 de junho, vestido de Palhaço Bolinha, personagem que o pastor utiliza para maior aproximação com as crianças. “O palhaço Bolinha surgiu na criação de uma EBF (Escola Bíblica de Férias) porque nós queríamos chamar a atenção das crianças da cidade para participar e a roupa do palhaço era cheia de bolinhas, por isso então o nome do palhaço. Mas nós não esperávamos que teria tamanho poder de impacto sobre as crianças. Tivemos cerca de quatrocentas crianças nessa EBF, por causa do palhaço Bolinha. A partir daí observamos que o trabalho com esse personagem abriria mais portas na evangelização de crianças. Minha esposa, trabalha como boneca, a Boneca Juju, e buscamos sempre aprimorar nossos conhecimentos para oferecer o melhor em nosso ministério”, explicou.
A 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia é uma referência no investimento de educação cristã. A Fundação do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE) é uma das marcas dessa preocupação com o ensino de qualidade e baseado na manutenção do Evangelho.
Rev. Hélio Oliveira é o pastor responsável pelo ensino no IPE e na própria igreja, e explica que para a 1ª IP Goiânia a alegria em receber o Congresso faz parceria com a preocupação que a comunidade já adota em relação às crianças e à educação que elas precisam receber. “Observamos que em 86% dos casos de conversão na Igreja, o período em que acontece é de 0 a 15 anos, que está incluído todo o departamento infantil. O que observamos dentro das nossas igrejas presbiterianas, é que as famílias que educam seus filhos desde pequenos na igreja e envolvidos com o depto. infantil, e desfrutam de pais que mantêm um casamento firme e estruturado, são crianças que formam as novas lideranças em nossas igrejas. Então, a educação infantil é fundamental para a vida de uma igreja, logo, a igreja que não investe adequadamente no ministério infantil é uma igreja que perdeu de vista a benção do pacto da graça na sua vida diária”.
O Congresso focou, em vários momentos, a parte lúdica no ensino cristão. Tanto nas palestras realizadas no plenário quanto nas oficinas, o aspecto visual foi abordado juntamente com a importância na excelência do preparo das aulas e na seriedade de se manter preso à Bíblia.
Na oficina “Aprendendo a Bíblia através de brincadeiras”, com Márcia Maulepes, o objetivo é oferecer novas idéias de brincadeiras com as crianças de forma que possam aprender e fixar as histórias blíbicas enquanto se divertem. “Na oficina eu primeiramente dou uma parte teórica em que eu mostro esse novo enfoque, que é o momento da brincadeira e que não só uma atividade recreativa sem objetivo ou sem planejamento, é um momento de conhecer a criança, saber as dificuldades e as qualidades, fixando o estudo bíblico. Em um espaço aberto eu mostro co que podemos realizar com materiais básicos e de fácil acesso, e até mesmo brincadeiras que não precisam de material. São várias sugestões que vão facilitar e trazer maior impacto para as crianças e retorno para os professores”.
A brincadeira é uma ferramenta que algumas igrejas não conseguem inserir no ensino cristão, principalmente com bebês e crianças até 3 anos, que na visão de muitos, interagem pouco com os professores.
Abigail Santos é professora da oficina Berçário é coisa séria, e disse que, geralmente, as pessoas têm a idéia de que a criança nessa idade não vai aprender, por isso, a oficina serve para demonstrar o quanto o mundo explora essa imaginação dos bebês, e que nós, muitas vezes, deixamos uma lacuna muito grande nessa idade. Para ela o treinamento é indispensável porque existem técnicas, abordagens e oportunidades, que precisam ser aprendidas e praticadas.
“Mostro aos alunos cientificamente como se desenvolve o cérebro da criança, tenho artigos que comprovam a necessidade de fazer ginástica com o cérebro para que a criança se desenvolva fisicamente ,emocionalmente e intelectualmente. Falo da importância da música nesta fase e o quanto ela interfere na formação e desenvolvimento delas. Daí lanço um desafio: o que nós evangélicos estamos fazendo com nossos bebês uma fase de desenvolvimento galopante? Mostro o conteúdo maravilhoso da Bíblia começando com a criação e o Deus Criador. Dou idéias de brinquedos com reciclagem, rotina para um dia de domingo. Falo das necessidades do ambiente de como organizar e manter funcionando um berçário e principalmente o preparo do professor que precisa ter amor pelas crianças, precisa orar por elas e ter um interesse especial para que elas se desenvolvam na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo. Se não há amor, peça a Deus que dê a cada um deles pois é através do cuidado e amor demonstrados nesta fase que preparamos o seu coraçãozinho para que possa mais adiante entender o amor de Deus por ela, dando o seu Filho Jesus como Salvador”.
No caso dos bebês, o importante para ensinar é o ambiente em que ele está, e com tudo o que tem na sala, e com a postura da professora, com a expressão do corpo e da voz, principalmente com o amor que o bebê recebe, pois, segundo ela, nessa faixa o ensino é totalmente por meio da emoção.
“As pessoas que trabalham com berçário precisam investir em conhecimento e leituras, para saber como a mente das crianças funcionam e, para tanto, não podem ter medo de investir financeiramente. Abram as mãos, o coração e a visão da igreja para cuidar dessa faixa etária, pois, tem deixado muito a desejar em nossas igrejas”, defendeu Abigail.
Na oficina "A importância da música no DI", com Rev. Márcio Alonso, o pastor que é músico explica que o principal é gostar do que se está fazendo. "Algumas pessoas dizem que não sabem tocar ou cantar, isso não é o fundamental. É possível formar uma equipe que toque e cante e colabore, mas o professor que está liderando o momento com as crianças precisa ter em mente que o amor dedicado é a principal ferramenta para que seja um momento alegre, harmonioso e principalmente de ensino e de louvor a Deus, explicou Rev. Márcio.
Os congressistas de Goiânia expressaram compreender o que significa investimento pessoal. Algumas pessoas se deslocaram da região nordeste do país para buscar maior preparo para o trabalho com as crianças. Para a maioria dos presentes o Congressso significou uma oportunidade de reciclagem e de despertamento. “Eu vim buscar novas ferramentas para treinar também as pessoas da minha igreja e acredito que encontrei o que vim buscar e algo mais, sobre a importancia de se dedicar totalmente, declarou
Na visão dos líderes da IP Goiania, os esforços para receber um congresso dessa magnitude é válido por despertar a própria igreja e por ajudar as igrejas menores que não conseguem promover uma infra-estrutura. “O planejamento é intenso, com muita oração, divulgação, estratégias e apoio, mas vale a pena e estamos realizados em conseguir esse feito, com a ajuda de todos”, finalizou Rev. Hélio Oliveira.
De acordo com Rev. Wyclif Nobre, Capelão do Colégio Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, todo o esforço do Sínodo Brasil Central foi motivado pela crescente necessidade de oferecer às pessoas que trabalham com crianças novas idéias, novas ferramentas e motivá-los a continuar nessa luta pelas crianças de nossas Igrejas e na importante missão de evangelizar crianças. Rev. Wyclif foi Secretário Sinodal do Trabalho Infantil do Sínodo Brasil Central, encerrando seu mandato uma semana após o Congresso na IP Goiânia.
Para Rev. José Roberto Coelho, Secretário Geral do Trabalho Infantil, ainda falta em muitas igrejas o despertamento para o trabalho com crianças. "Eu ainda sinto falta de maior participação e interesse por parte de algumas lideranças, pois, em um Congresso como este, com uma estrutura e investimento nacional, eu creio que poderíamos ter maior participação de professores e educadores de crianças, mas muitos não recebem apoio de suas igrejas. Para mim isso é um reflexo da pouca importância que se é aplicada a essa área da Igreja. As crianças são um alvo muito sensível em uma sociedade que explora questões sexuais e imorais. A Igreja precisa se precaver, precisa treinar líderes que estejam engajados e qualificados de acordo com a Palavra de Deus, e esse é o objetivo do nosso Congresso, concluiu Rev. José Roberto.
O próximo Congresso Mãos e Coração - Capacitando Mãos e Ministrando ao Coração - já tem data marcada. Será nos dias 18, 19 e 20 de Novembro em Belém (PA). Basta ficar atento para o início das Inscrições e desfrutar de mais um momento de aprendizado. É possível acompanhar as informações pelo blog da Secretaria do Trabalho Infantil: http://sgti-ipb.blogspot.com. Para solicitar um Congresso ou Palestras em sua igreja, os interessados devem acessar www.ipb.org.br/ucp, enviar uma mensagem com os dados da igreja e a necessidade da área a ser alcançada e aguardar um retorno da comissão que organiza o evento.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Semana de Palestras no Presbitério Sul Paulistano
O Presbitério Sul Paulistano (São Paulo) está promovendo uma semana de Palestras e Debates com os Secretários Gerais e Presidentes de Confederações da IPB na Igreja Presbiteriana Monte Sião. A iniciativa é uma forma de ajudar as Forças de Integração (SAF, UPH, UMP, UPA e UCP) na tarefa de revitalização das Sociedades Internas.
Ontem o Rev. José Roberto (Sec. Geral da Infância) abriu o evento com uma palestra que abordou o seguinte tema: A Importância da Igreja na Educação das Crianças. Em seguida, apresentou o Projeto Mãos e Coração, desenvolvido para fortalecer e dinamizar o trabalho da infância na IPB.
Foi uma noite muito agradável na presença do Senhor e na comunhão dos irmãos do Presbitério Sul Paulistano. Aproveito para parabenizar ao Rev. Marcone Carvalho (Presidente do PSPA) e aos Secretários Presbiteriais: Rev. Jorivan Pedro, Ernestina Paiva e Marieuza pela belíssima ideia!
Abaixo estão algumas fotos da programação!
terça-feira, 5 de julho de 2011
Congresso Sinodal Unificado na IPN de Brasília
No sábado próximo passado, dia 02 de julho do corrente, no Distrito Federal, nas amplas acomodações da Igreja Presbiteriana Nacional – IPN, conforme planejado, realizou-se o Congresso Sinodal Unificado – CSU.
Com a participação de delegações dos presbitérios do Alto Noroeste Mineiro – PANM, de Brasília – PBSA e do Vale do Paranã – PVAP, o CSU reunião em torno de 780 participantes e aproximadamente 100 colaboradores voluntários (membros da Igreja local) que atuaram desde a recepção aos participantes e palestrantes até os minimos detalhes da organização do evento.
Com uma programação das mais interessantes, o CSU cujo tema central foi: Uma Cosmovisão Cristã no Mundo Pós-moderno, tratou de temas os mais diversos e de fundamentais importância para a vida da Igreja nos tempos atuais.
Além da expressiva participação da base da igreja do Sínodo, O CSU contou ainda com as participações de líderes nacionais da IPB, a exemplo do Reverendo Hernandes Dias Lopes – Sec. Executivo da LPC, do tambem Reverendo Roberto Brasileiro – Presidente do Supremo Concílio e vários preletores de diversas regiões do Brasil.
Tivemos a honra e a alegria de participar, a convite do Presbítero Josimar Rosas, Presidente do Sínodo de Brasília e Coordenador do Congresso, oportunidade em que ministrei um Seminário sobre a Missão do Diácono na Igreja Local.
Veja a seguir a relação de preletores que participaram do CSU:
Rev. Hernandes Dias Lopes – Sec. Executivo da Luz para o Caminho (LPC), Roberto Brasileiro Silva – Presidente do Supremo Concílio da IPB, Rev. Charles Melo de Oliveira – Presidente da Comissão de Hinologia, Hinódia e Música (CHHM), Diácono Eliezer Gomes – Secretário Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do Presbitério Sul da Paraíba (PSPB), Presbítero José Alfredo Marques de Almeida – Presidente da Junta Patrimonial, Econômica e Financeira (JPEF), Rev. Obedes Ferreira da Cunha Jr – Presidente da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT), Rev. Marcos Alexandre dos Reis G. Faria – Diretor do Seminário Presbiteriano de Brasilia(SPB), Rev. Marcelo Gualberto da Silva – Secretário Executivo da MPC, Rev. José Roberto Rodrigues Coelho – Secretário Geral do Trabalho da Infância, Rev. Carlos Eduardo Aranha Neto – Secretário Geral do Trabalho da Adolescência, Presbítero Alexandre Henrique Moraes Almeida – Secretário Geral do Trabalho da Mocidade, Sra. Ana Maria Prado – Presidente da Confederação Nacional de SAF’s, Presbiteros Haroldo Peyneau e Paulo Daflon – Secretário Geral e Presidente Nacional do Trabalho Masculino, respectivamente.
Que Deus, nosso Pai Celestial continue a abençoar a Igreja Presbiteriana de Brasília e de todo o nosso Brasil.
Eliezer Gomes
Sec. Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do PSPB
Veja abaixo, fotos do Congresso e pós congresso:
Matéria retirada do Blog da Diaconia - Diácono Eliezer Gomes
Assinar:
Postagens (Atom)